segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A Ciência Cristã e sua fundadora: Mary Baker Eddy.


Ciência Cristã foi o nome escolhido por Mary Baker Eddy para a religião por ela fundada e descoberta, em 1866, em Boston, MA, nos E.U.A.. Na língua portuguesa, Ciência Cristã é a tradução para a expressão original em Inglês, por ela adotada: Christian Science. Restabelecer o elo com o cristianismo primitivo e o seu relevante elemento de cura, que se perdeu no tempo, é o propósito desta religião cristã e monoteísta, cuja teologia inclui a cura cristã - em consonância com a ordem de Jesus: Curai enfermos, ressucitai mortos, purificai leprosos e expeli demônios.
A Ciência Cristã, em sua teologia, resgata a cura cristã, ou cura divina, como sendo o cumprimento natural da promessa crística consoladora feita por Jesus - um modo de vivenciar a salvação atual, completa e universal pela graça divina. A própria etimologia da palavra religião, vem do latim "religare" (religar) e, observa-se que outras denominações cristãs, cada uma ao seu modo, também consagram esta religação com o cristianismo primitivo.


A Ciência Cristã e as Igrejas de Cristo, Cientista

É comum em várias denominações existir uma sede principal que normalmente é chamada de Igreja Mãe. A Ciência Cristã, como um movimento religioso global, tem como sua sede principal A Igreja Mãe, em Boston, MA, E.U.A. A Primeira Igreja de Cristo, Cientista - A Igreja Mãe, e suas filiais que estão espalhadas por mais de 150 países. As igrejas da Ciência Cristã, estão desenvolvendo o aprendizado do que é necessário para se tornar um sanador cristão habilitado a ser um seguidor atual do Cristo, como a Sra. Eddy ensinou, em sua posição de descobridora e fundadora. Todas as filiais de A Igreja Mãe tem gestão independente e democrática. Entretanto, existe O Manual de A Igreja Mãe, que serve como elemento de união, ação integrada e impessoal que norteiam a continuidade e a gestão de todas as filiais.

A Ciência Cristã: sua fundamentação nas Sagradas Escrituras e o livro-texto


A Sra. Mary Baker Eddy, profunda conhecedora da Bíblia, antes de fundar a Ciência Cristã, empreendeu um estudo de 3 longos anos e em completa reclusão de toda a Bíblia do Gêneses ao Apocalípse. Fruto deste estudo e do seu desejo de compartilhar o método de cura que ela mesma experimentou e utilizava para curar a todos que viessem lhe solicitar ajuda, ela escreveu o livro: CIÊNCIA E SAÚDE COM A CHAVE DAS ESCRITURAS, hoje traduzido em 16 idiomas, incluindo o Braile Inglês, e já tendo ultrapassado 11 milhões de livros vendidos.
Segundo a própria autora, o Ciência e Saúde é um companheiro para a Bíblia e precisa ser estudado em conexão com ela. Como uma chave, ele abre ao leitor a interpretação espiritual dos textos bíblicos, o que os torna aplicáveis ao cotidiano da vida humana.
O Ciência e Saúde é um livro aberto e livre para qualquer leitor, independente de raça, credo ou opção religiosa. Ele pode ser lindo gratuitamente em qualquer sala de leitura das filiais de A Igreja Mãe no Brasil e no mundo, ou pode ser encontrado nas livrarias.
A Sra. Eddy esforçou-se por registrar a Ciência Cristã e a Ciência divina com clareza e transparência no livro Ciência e Saúde. Para tal não poupou esforços, pois o revisou em torno de 400 vezes. Ele é considerado pelos cientistas cristãos como o livro-texto da Ciência Cristã. Em hipótese alguma ele substitue a Bíblia, ele é um companheiro que ajuda no entendimento e aplicação da Palavra, no Verbo divino que está registrado nas Sagradas Escrituras do princípio ao fim.
A Ciência Cristã: uma revelação divina para a humanidade.


A metafísica divina apresentada pela Ciência Cristã, revela que Deus é Tudo-em-tudo e que a matéria nada é. Ela ensina que o pecado, a doença e a morte são superados pelo único poder, o poder da Mente divina (Deus) - Mente é um dos 7 sinônimos para Deus revelado pela Ciência Cristã - bem como pelo completo entendimento dos princípios aplicados por Cristo Jesus em suas palavras e obras. A própria física quântica, hoje, tem corroborando o fato científico de que a matéria é um grande vazio quântico!
Hoje a Ciência Cristã é amplamente praticada pelos cientistas cristão, em vários países, inclusive no Brasil. Registros de testemunhos de curas cristãs, vitórias e superações dos mais variados casos são publicados, regularmente, nos periódicos da Ciência Cristã. Um deles é a revista mensal o Arauto da Ciência Cristã.
A Sra. Eddy, definiu-a como uma Ciência, porque seu princípio e conhecimento está fundamentado na lei divina, que foi ensinada e demonstrada pelo Mestre cristão, Jesus Cristo. Assim sendo, qualquer pessoa pode estudá-la, aprendê-la e praticá-la. Deste fato divino resulta sua natureza livre, aberta e cristã que estende um convite para toda a humanidade, independente de raça ou credo: qualquer um pode conhecê-la e desenvolvê-la. Desenvolva a espiritualidade inata a todo o ser.
A Ciência Cristã pode ser útil até mesmo para um ateu - que não acredita, nem concorda com os conceitos convencionais de Deus - pois ela oferece conceitos revolucionários que apresentam Deus como Amor infinito, toda presença, todo o poder, toda ciência - o Tudo-em-tudo. É uma oportunidade para uma nova reflexão e uma revisão dos conceitos humanos limitados sobre Deus e o homem.
A Ciência Cristã e o cumprimento da ordem de Jesus: "Curai enfermos..."
Na Ciência Cristã ou Ciência do Cristo, a cura cristã é o resultado do estudo bíblico diário feito em conjunto com o estudo do livro-texto: Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras. Para os cientistas cristãos este livro é uma chave para abrir a compreensão das leis divinas presente nos versículos bíblicos. Diariamente realizam a Lição Bíblica Semanal, que é um estudo bíblico diário. Esta lição bíblica de par com a oração que confia tudo à Deus, resulta na aplicação imediata e atemporal, deste ensinamentos bíblicos, na cura de doenças e desarmonias. Vários membros da Igreja de Cristo, Cientista, têm seus nomes registrados na Igreja Mãe, para atenderem ao público em geral, por meio da oração, trabalhando como Praticistas da Ciência Cristã, em tempo integral.
Professores de Ciência Cristã: Após a decisão de fechamento da Faculdade de Metafísica, que formou mais de 4000 sanadores cristãos, que tinham a missão de voltar para seus campos de ação com o intuíto de praticar a cura cristã, contribuindo para sua disseminação, a formação de Professores da Ciência Cristã passou a ser integrada A Igreja Mãe, através de um Conselho de Educação, que hoje tem a incumbência de formar estes Professores. O nome destes professores estão registrados no The Christian Science Journal.
O Curso Primário de Ciência Cristã: É o nome do Curso ministrado por um Professor de Ciência Cristã. Tal curso proporciona ao cientista cristão a habilidade de estar apto para iniciar a prática pública da Ciência Cristã - ou seja praticar a cura cristã publicamente.
O Praticista da Ciência Cristã: É um membro dA Igreja Mãe e membro de uma filial local que concluiu o Curso Primário de Ciência Cristã, que deu provas cabais de ter sanado exclusivamente através da oração e da prática da cura cristã - conforme ensina a Ciência Cristã - e que solicitou trabalhar para como Praticista da Ciência Cristã À Igreja Mãe, em tempo integral. Após aprovado o pedido, o mesmo estará habilitado para trabalhar na prática pública da Ciência Cristã, tendo seu nome registrado/disponibilizado nos periódicos da Igreja.

O Pastor dual e impessoal da Ciência Cristã


Nas igrejas da Ciência Cristã, existe um único Pastor. Só que este Pastor é "dual e impessoal", que são: A Bíblia Sagrada (Versão João Ferreira de Almeida) e Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras. Esse Pastor foi devidamente ordenado pela Sra. Eddy, no Manual de A Igreja Mãe, para todos os serviços religiosos nas filiais e têm como finalidade manter a pureza do cristianismo do Cristo, bem como conservá-lo livre das hipóteses humanas. Os Cientistas Cristãos estudam a Bíblia com a ajuda do livro Ciência e Saúde, diariamente. No púlpito, é lido sempre, em primeiro lugar, trechos selecionados da Bíblia acompanhados pela leitura de trechos correlativos do livro Ciência e Saúde, que corroboram e explicam o texto bíblico em sua interpretação espiritual e em sua aplicação ao cotidiano. Os Leitores [ Um Leitor(a) para a Bíblia e um Leitor(a) para o Ciência e Saúde] são escolhidos, através de eleições democráticas entre os membros, em cada uma das filiais das Igrejas de Cristo, Cientista.



Enfermagem da Ciência Cristã: um serviço cristão centenário


Em 1908, a um século, a Sra. Eddy fundou o serviço de Enfermagem da Ciência Cristã. Este serviço está previsto no artigo 8°, parágrafo 31 do Manual d'A Igreja Mãe. Desde então, os cientistas cristãos que desejarem praticar a enfermagem da Ciência Cristã, preparam-se em curso regulares da enfermagem da Ciência Cristã, com professores credenciados e tutelados por A Igreja Mãe, em Boston, MA. Neste curso aprendem os pormenores das técnicas de atendimento à saúde bem como a ética e norma de conduta baseada nos princípios da Ciência Cristã.
Estes Enfermeiros da Ciência Cristã, formados, são registrados no The Christian Science Jornal (periódico mensal, em inglês, da Ciência Cristã) e exercem a enfermagem de acordo com os princípios da cura cristã, ensinados pela Ciência Cristã, em instituições particulares, que atendem a pacientes que necessitam de atenção especial na saúde e cuidados físicos, durante o tempo em que estão recebendo tratamento pela Ciência Cristã. Também estão disponíveis para atendimento em casa. Neste atendimento individual, a enfermagem da Ciência Cristã prioriza a oração e o suporte espiritual e o atendimento amável aos cuidados físicos, a fim de proporcionar um ambiente mental tranqüilo e propício ao desenvolvimento da cura cristã.

A Ciência Cristã: uma religiosidade cristã profunda diferente do sectarismo.

A Ciência Cristã é uma religião organizada e que existe há mais de 142 anos. No Brasil existe há mais de meio século. A Ciência Cristã também dá sua contribuição de forma construtiva à toda a cristandade e ao ecumenismo inter-religioso, uma vez que se baseia inteiramente nas Sagradas Escrituras, contribuindo para um entendimento prático das Sagradas Escrituras e promovendo o desenvolvimento da interpretação espiritual dos textos bíblicos. Seus adeptos tem o nome de cientistas cristãos e, em geral são membros d'A Igreja Mãe da Ciência Cristã, em Boston, MA, EUA, ou de uma de suas filiais, ou de ambas. Eles são intelectualmente comprometidos com o propósito da Igreja de Cristo, Cientista, espiritualmente engajados ao cristianismo e ativistas da cura cristã por meio da oração que confia tudo a Deus.
Já a palavra seita, no dicionário da língua portuguesa, têm muitos significados. Algumas interessantes, como o fato de ser um rompimento com o convencionalismo dogmático e doutrinário vigente - como o que se deu por ocasião da Reforma Protestante. Para o ordenamento religioso vigente, esta cisão era classificada, maldosamente, como uma seita com propósito de tentar conter a onda reformista de Lutero. Esta significação de seita como um grupo de sectários seguindo cegamente um mestre é oposta ao profundo sentido religiosos dos cristãos, que seguem a sua razão, a revelação divina e a inspiração para, cada um ao seu modo, buscar ser um seguidor do único Mestre do cristianismo - Jesus Cristo.
A Ciência Cristã é uma religião por que tem Jesus Cristo como modelo e Mestre além de manter o propósito de religar o pensamento humano com os seus ensinamentos e obras, bem como o de propagar a sua mensagem consoladora e salvadora. Na simplicidade desta fundamentação, no Cristo e na cura cristã, consagra-se a religiosidade da Ciência Cristã. E esta tem sido a "pedra fundamental" das Igrejas da Ciência Cristã, conforme a Sra. Eddy deixa claro em todos os seus escritos, que habilita e dá a legitimidade de ser uma religião atuante e ativista do ideal da cura cristã, disponível a toda a humanidade.
Embora, no português, exista um nome parecido: Cientologia, a Ciência Cristã não tem nada a ver com a Cientologia e não pode ser confundida com ela, haja vista que a Ciência Cristã existe há exatos 85 anos antes da criação desta ideologia.