terça-feira, 26 de maio de 2009

PROTEÇÃO É CONSCIÊNCIA DE UNIDADE

Quem parte do referencial das aparências, acreditando que o mundo visível é realidade, não sabe mais o que fazer para se sentir protegido ou livre das “ameaças” deste mundo! Na verdade, este mundo pode ser considerado um “bicho-papão” de adultos e crianças, pois, somente existe na imaginação ilusória daqueles que ignoram a Verdade de que DEUS É TUDO.
Alarmes, cercas eletrificadas, cães treinados, seguranças, armas, enfim, este “ser na ilusão” não sabe mais a que recorrer para se sentir seguro! A solução verdadeira foi oferecida por Jesus numa única frase: “Não temais ó pequenino rebanho, porque o vosso Pai se agradou em dar-vos o Seu Reino” (Lucas 12: 32). A firmeza no entendimento de que unicamente a Mente DIVINA Se expressa como todos os seres e atividades é a “proteção” verdadeira e eficaz. Infelizmente, a maioria veio sendo ensinada que a oração existe para que façamos petições a Deus! Mas, quem estuda a Verdade, sabe que o Universo divino “está feito”, e, é o “único”. “Orar e vigiar”, portanto, consiste em permanecermos conscientes da UNIDADE perfeita onipresente. Pouco adiantará alguém apenas ler que a Mente divina é única! A leitura é o primeiro passo, mas, com ele, temos de passar às contemplações! É preciso “contemplar”, considerar, discernir e perceber internamente esta Verdade: DEUS É TUDO! Cada ser e cada acontecimento são a UNIDADE DIVINA SENDO! Contemplando o Universo como um TODO, e não por pedaços, ficamos conscientes da Onipresença ou presença única da UNIDADE PERFEITA! É como se não olhássemos o relógio em partes de seu mecanismo, e sim como “um relógio”, uma “unidade”, nunca como peças independentes. O reconhecimento da UNIDADE constitui a única proteção verdadeira!

domingo, 17 de maio de 2009

Certo ou Errado

Na Seara Fenomênica da humanidade, descobrimos que há um grande sofrimento ou perturbação, quando tomamos conhecimento do que é certo ou errado. Toda essa confusão é óbvia, mas ainda assim nos perdemos nesse emaranhado, que é uma verdadeira armadilha.
Quando educamos nossas crianças, costumamos repetir o “ensinamento” passado por nossos educadores e assim, muito provavelmente, estamos perpetuando ensinamentos que entendemos estar corretos, mas que na maioria das vezes parece surtir efeito contrário ao desejado. Isso se dá pelo simples fato de que a mente humana consegue plasmar inconscientemente seus medos em nossos objetivos, de modo que, quando tentamos educar com amor, com medo de que se não dermos amor à criança, esta possa revoltar-se, estamos na verdade plasmando o sentimento de medo e insegurança, que invariavelmente será projetado na criança que poderá se revoltar.
Todos os dias somos bombardeados com notícias cada vez piores, e o medo disso e daquilo, sem que nem saibamos o que temer, mas que devemos temer, para manter as coisas sob segurança total e irrestrita. Tudo isso fica gravado na mente humana que, por sua vez, começa a acreditar que tudo aquilo que vê e ouve, é real e possível; e então fica sujeita a plasmar aquilo que tememos. Nosso intelecto tem a mania de querer saber mais do que os outros, e de uma hora para outra, nos tornamos juízes, sábios o suficiente para dar a sentença final para cada situação. A cada vez que fazemos isso, fortalecemos aquela imagem do medo na mente humana.
Tanto para o mal quanto para o bem, a força de plasmar é a mesma, mudando somente a forma, mas a criação vem da mesma fonte: a ignorância.
Somos espíritos eternos, criados pelo Pai Eterno, Onipresente; aceitar essas imagens como verdadeiras é nutrir a ilusão de que elas existam. Nem bem nem mal existem, pois somente Deus existe, e Deus não é certo nem errado: é perfeito. No que a capacidade humana puder captar da perfeição e do infinito nos basta. Estamos em Deus e ,portanto, na perfeição.
Ora, mas como fechar os olhos para o mal, como deixar alguém sofrer e não ajudar? Quando meditamos e estamos sintonizados com Deus, esses “males” não nos atingem, nem a ninguém próximo de nós; de modo que não vemos o mal por estarmos sintonizados com a perfeição. Mas, se ficarmos sendo bombardeados por notícias de mortes, acidentes, roubos, seqüestros, assassinatos e tudo o mais, que todos já estamos cansados de saber, aí, sim, veremos cada vez mais mal nas nossas vidas humanas.
Para ficarmos livres dos males que afligem a humanidade, para podermos ser guiados em nossas escolhas, para criarmos melhor nossas crianças e fazermos deste mundo um mundo melhor, basta fazermos nossa lição de casa: meditar diariamente, toda vez que uma imagem negativa quiser invadir nossa mente. Fazendo esse exercício, sem esforço mas com dedicação, venceremos o mundo e suas ilusões patéticas.




by Mr. Lopes Lima

É tudo Verdade!

Quando lemos algo novo, escrito por alguém inspirado, é comum dizermos que é profundo, que leva a uma nova percepção ou a um novo sentido.
O que não percebemos é que tudo isso já foi escrito por alguém, talvez em formas e palavras diferentes, mas com o mesmo conteúdo . E isso ocorre muito com este tipo de texto que você está lendo agora. Tudo o que está escrito aqui, já deve ter sido escrito. E, portanto, não traz novidade nenhuma. No entanto, quantos textos como esse lemos, que nos elevam, que nos fazem transcender, que nos fazem pensar em nossas vidas etc; e ainda assim, continuamos com a nossa vidinha exatamente igual como era antes. E mais e mais ficamos ansiosos por “novos textos” que mantenham acesa a chama da esperança em nossas pobres vidas.
Ocorre que tudo isso tem um nome, uma definição: preguiça mental. Sabemos muito mas fazemos pouco, ou melhor, achamos que sabemos muito e por isso fazemos muito pouco.
Este texto mesmo: foram alguns segundos para que surgisse como idéia; mas, para colocá-la num papel impresso, um tempo muito maior foi exigido. De que me adianta uma idéia, se não a colocá-la em prática?
Por isso, antes de reclamar que sua vida continua na mesma e ficar esperando que algo ou alguém venha e lhe diga o que fazer, faça algo muito simples: observe o silêncio. Apesar de parecer simples, é trabalhoso não pensar em nada e simplesmente observar o nada. Mas é um exercício, para que a criatividade se manifeste. Quando conseguir que a criatividade se manifeste, coloque-a em prática o quanto antes! Anote em um pedaço de papel, grave em algum lugar, não interessa onde, mas faça-o. O que realmente importa é deixer o silêncio se manifestar em sua mente. A criatividade é a única forma de o ser humano manifestar algo de bom, é a forma de escapar do sistema mental que o aprisiona.
A mecânica Metafísica é simples: sendo Deus a única coisa existente, onipresente, tudo o que essa suposta humanidade acha que precisa, já está aqui. A humanidade é material e Deus Espírito, imaterial. A humanidade é que cria mentalmente o que a cerca: Seu corpo, seu mundo,… tudo!
É importante lembrar que existem regras e todas elas tem exceções. Imagine um sonho no qual você quer voar: as vezes, você consegue, mas, ainda assim, será um sonho; a qualquer hora você despertará dele e nada do que você tenha criado será importante, e sim apenas o que você realmente é.
Para finalizar, lembre-se de que tudo já existe, porque Deus já É tudo antes que a mente humana possa criar; por isso, não há nada de novo, nem no céu, na terra nem abaixo dela. Tudo já está pronto desde o principio. Não caia na ilusão de achar que descobriu algo novo, pois na verdade isso é impossível e desnecessário. Isso deve ser então tedioso? Se tudo está pronto, o que há para se fazer?
Viva e aproveite a vida, não se deixando atingir pelas armadilhas mentais da humanidade, não se prendendo a círculos viciosos. Aproveite o sonho. Não deixe o deixe virar um pesadelo. Seja o senhor de sua vida, pois a sua vida é a presença de Deus manifestada. Seja Feliz!



by Mr. Lopes Lima

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Evidência

Ellen White


Parte 2 - Final




Somente uma aparência das coisas é que pode provocá-lo a negar o fato de ser Deus a única Evidência. Era somente a aparência de “terra achatada” que parecia limitar o homem. A terra achatada nunca existiu! De modo similar, uma identidade humana jamais existiu. Uma mente humana jamais existiu. Limitação jamais existiu. Doença (substância ou atividade imperfeita) nunca existiu. Guerras (dualidade) nunca existiram. Nada disso chegou jamais a ser evidenciado visivelmente. Deus é a única Evidência, e esta Evidência está Se evidenciando em toda a sua glória e beleza exatamente aqui e agora como sua Vida, Mente, Identidade, Mundo e Corpo. O alerta de Jesus é válido até hoje: “Não julgueis pelas aparências”, caso contrário, a terra redonda será confundida com a achatada,você confundirá o Homem-Crístico com uma pessoa branca ou negra, confundirá o Templo de Deus com um corpo enfermo.
Caro leitor,considere o seguinte: a identidade humana é uma aparência, mas não a evidência. Sua natureza é imperfeição e limitação. Tudo que ela parece ver, fazer e ser,condiz com sua natureza: a imperfeição. Portanto, uma identidade humana nunca pôde nem poderá ver a Evidência que É. “Nenhum homem poderá ver a Deus”. Você está tentando ver o reino dos céus (a Evidência visível da Totalidade de Deus) como um mortal, um humano? Isto é impossível! Pelo reconhecimento do Fato de que Deus é Tudo, você se despiu por completo da noção de sua identidade humana? Ou continua se classificando em termos de sexo, raça, nacionalidade, genealogia etc.? Ficção pode somente ver ficção.
A Evidência é que Você é a Presença vibrante e viva que é Deus-o Tudo-Já! Nada mais resta para você ser. A Evidência não é macho nem fêmea, negra nem branca, americana nem africana. Você é o Tudo. Não, não como um humano, mas como Deus. Como Deus, você vê Deus, conhece Deus, é Deus e experiência Deus.
Talvez exatamente agora você esteja “tentando” ver a Evidência de um corpo perfeito onde um corpo adoentado pareça existir. Deus é Tudo, e tudo possível de estar evidenciado. Onde está o corpo enfermo? Talvez você esteja “tentando” acalmar “tempestades” de um relacionamento turbulento. Deus, sendo Tudo, onde pode estar a turbulência evidenciada? Ou, talvez, esteja “tentando” orar para se ver livre de dívidas. Deus, sendo Substância infinita, onde pode estar presente uma carência? FIQUE COM OS FATOS!
Nenhuma mudança se faz necessária em sua vida, em absoluto. Sua Vida é a Evidência do Deus-puro, sagrado e perfeito em todo aspecto. Fique simplesmente com o Fato. Deus é a única Evidência evidenciada. Nada precisa ser removido de sua Vida. Se a prece pudesse remover alguma coisa de sua Vida, Deus seria autodestrutivo. Deus é a única Vida. Fique simplesmente com o Fato.
O objetivo deste artigo não é melhorar sua vida, nem ajudá-lo de alguma maneira. É revelar o Fato imutável de que não há nenhuma evidência, senão Deus, sendo presente como a única presença visível possível. Tudo mais não é: DEUS É TUDO!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Evidência

Ellen White

Parte 1


Você aceitou que Deus é Tudo de modo absoluto? Sente elevar-se jubilosamente, ao contemplar a Deus como Presença e Poder únicos? Preenche seus dias e noites com constante reconhecimento de Deus como o Uno e como Tudo? E, por fim, apesar de tanta consagração à Verdade, está frustrado imaginando onde a evidência da totalidade de Deus se encontra? Nesse caso, você está incorporado à multidão de sinceros “estudantes” que, no mundo todo, estão iludidos pela aparente ausência da evidência da Verdade.
“O reino de Deus está próximo”, disse Cristo, para explicar que a evidência da Verdade já é fato manifestado. Deixou o alerta: “Arrependei-vos”, isto é, mudem suas mentes que creem na aparência da ausência de Deus. Parafraseando os dizeres de Jesus, se sua vida e atividades se mostram imperfeitas, em algum aspecto, em termos de aparência, deixe de acreditar nisso. O reino dos céus está visivelmente evidenciado, exatamente onde falta e limitação aparentam existir. Por que teria Jesus dirigido tais palavras àqueles corações e mentes aparentemente conturbados? Por saber que Deus é Tudo, e que somente Deus pode ser e estar evidenciado.
Leitor, você tem analisado por completo o sentido da frase DEUS É TUDO? Certamente você quer dizer que Deus é a única Presença, o único Poder e a única identidade. E você quer dizer que Deus é a única Substância, Forma e Atividade. Porém, você tem assumido que Deus, por ser Tudo, é necessariamente a única manifestação? A única evidência? Responda com franqueza. Você não pode reconhecer sinceramente que Deus é a única Manifestação e Evidência, ficando na expectativa ou espera de que a evidência apareça! ALÉM DISSO, É IMPOSSÍVEL RECONHECER SINCERAMENTE QUE DEUS É A ÚNICA EVIDÊNCIA SEM EXPERIENCIAR ESTA EVIDÊNCIA.
A espera e expectativa quanto à evidência da Totalidade de Deus são as responsáveis pelo suposto ocultamento da experiência da Verdade evidenciada. Aguardar, desejar, esperar que a Verdade Se evidencie, é negar claramente o Fato de que Deus é Tudo. Quão sutil é isto!
Muitos “estudantes” sinceros, ignorantemente, estão investindo a atenção na negação do fato de que Deus seja Tudo. Sempre que o fato é contemplado com o desejo e expectativa de que seja evidenciado, ele está, na verdade, sendo negado. Contemplar o fato da Totalidade de Deus e esperar, ao mesmo tempo, a cura, a mudança ou a melhoria de alguma aparência, é prática contraproducente. Simplificando, a maioria parece não experienciar a evidência da Verdade justamente por estar, com seus desejos e expectativas quanto à evidência, negando sua presença atual como FATO JÁ ESTABELECIDO.
Deus, sendo Tudo, que mais poderia estar evidenciado? Deus, sendo Perfeição em Si, que imperfeição poderia estar evidenciada? Corpos imperfeitos poderiam estar evidenciados? Mentes imperfeitas poderiam estar evidenciadas? Atividade imperfeita poderia estar evidenciada? Identidades imperfeitas poderiam estar evidenciadas? Além disso, suprimento imperfeito poderia estar evidenciado? Não, porque Deus—Perfeição—é Tudo. Contemple as revelações deste parágrafo. Você compreende o motivo pelo qual a imperfeição, sob qualquer forma, não pode estar evidenciada? Ninguém pode negar que a imperfeição é capaz de parecer estar evidenciada; porém, que é uma aparência diante da Verdade? O que era a terra achatada, antigamente aceita, diante da terra redonda agora comprovada? A despeito da aparência, a evidência imperfeita chegou a ser o Fato? Ela realmente existiu? O que lhe cabe, e também a mim, é ficarmos simplesmente com o Fato: DEUS É TUDO.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

COMO É QUE A ORAÇÃO CURA PROBLEMAS DE SAÚDE?

Uma amiga e eu tínhamos saído para jantar, certa noite, e após uma refeição agradável, estávamos indo para o próximo compromisso. Havíamos feito alguns quilômetros de estrada, quando pedi à minha amiga que parasse o carro, pois eu estava com tantas dores que os solavancos do carro estavam se tornando insuportáveis. Aparentemente, eu havia comido alguma coisa estragada no jantar. Encontramos um lugar sossegado onde parar por alguns minutos.
Um exemplar de Ciência e Saúde, da Sra. Eddy, estava ao meu alcance. Abri-o na pergunta: “O que é a Mente?” A resposta começa simplesmente:“A Mente é Deus.” E continua: “O exterminador do erro é a grande verdade de que Deus, o bem, é a Mente única e que o suposto contrário da Mente infinita – chamado diabo, ou o mal – não é a Mente, não é a Verdade, mas é o erro sem inteligência nem realidade.” Rejeitei a sugestão de que esse mal tivesse inteligência ou realidade.
Neguei o pensamento de que um corpo material pudesse ter autoridade em questões de saúde ou que a criação de Deus pudesse estar sujeita à dor, à inteligência ou à ignorância. Regozijei-me por saber que toda a criação, como produto do Espírito divino, é, em realidade, espiritual e governada por um Deus amoroso. Compreendi que, exatamente naquele momento e naquele local, minha situação estava sob o inteiro controle de Deus e de nada mais. Nem o alimento nem o medo podem perturbar o governo de Deus! O reconhecimento desse fato me trouxe paz e, em menos tempo do que se leva para ler esta frase, toda dor havia passado. Esse foi o fim do problema. Minha amiga e eu prosseguimos com a nossa programação para aquela noite.
Como é que uma atividade mental, como a oração, pode curar doenças físicas? Destruindo, através do poder incontestável de Deus, o medo e outros elementos mentais que servem de base à doença. As disfunções corpóreas não têm outra opção a não ser ceder, quando nosso pensamento cede ao governo perfeito de Deus, à convicção sanadora da presença e do cuidado do Amor. Quando reconhecemos a Deus, o bem supremo, como a única fonte genuína de todo pensamento e de toda atividade, e damos lugar a essa verdade em nosso pensamento, nós, efetivamente, negamos, tornamos sem poder, o medo de que o mal possa ter poder em nossa vida. Quando o medo se dissipa, o corpo responde de maneira que parece milagrosa para aqueles que não estão familiarizados com a cura cristã; Mas a cura é o resultado perfeitamente natural da lei de Deus, compreendida e obedecida.
No capítulo de Ciência e Saúde, “A Prática da Ciência Cristã”, há uma parte intitulada “ELUCIDAÇÃO DO TRATAMENTO MENTAL”. No parágrafo que dá início a essa questão, lemos: “A prática científica cristã começa com a nota tônica da harmonia apresentada por Cristo: “Não temais!” E mais adiante, diz: “Começa sempre teu tratamento acalmando o medo dos pacientes. Assegura-lhes, silenciosamente, estarem isentos de moléstia e de perigo. Observa o resultado dessa regra simples da Ciência Cristã e notarás que ela atenua os sintomas de toda moléstia.”
O medo sugere que sejamos algo menos que a própria imagem e semelhança de Deus. Também sugere que algo diferente da Mente divina nos governe. O medo sempre está em contradição com a vontade de Deus, mas nós temos sempre a capacidade de raciocinar e agir de acordo com Ele. Compreender a bondade e a supremacia absoluta de Deus nos dá uma base segura para reconhecer e rejeitar o pensamento amedrontado. Como diz a Bíblia: “Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.”
Como podemos combater o medo? Por que é que estamos sempre em segurança sob os cuidados de Deus? Já que Deus é o único Criador, a única Mente, não há nenhum elemento da criação que esteja fora de Seu controle, capaz de causar o mal. Como Deus é onipotente, não há perigo de que a vontade de Deus seja frustrada por algum mal, da espécie que for. Sendo Deus onisciente, não há aspecto, nem recanto da criação que possa se esquivar ao Seu governo perfeito. À medida que nos apegamos a tais fatos absolutos, neles insistimos, e expressamos a pureza e a integridade que caracterizam a natureza divina, e portanto nosso próprio verdadeiro ser como semelhança de Deus, começamos a encontrar o segredo da saúde e da felicidade. Aqui e agora começamos a ter vislumbres da onipresença do reino de Deus! Mais do que simples pensamento positivo, essa é a compreensão espiritual que demonstra a lei de Deus em ação.
No meu próprio caso de intoxicação alimentar, foi preciso reconhecer que a aparente negligência por parte dos funcionários do restaurante não era um fator atuante em minha saúde, pois só Deus é que mantém o homem. Precisei enfrentar o medo, a sugestão errônea de que eu era um ser material sujeito a dano, e tive de destruir esse medo por meio da compreensão de que o homem é, de fato, espiritual, a imagem e semelhança de Deus e está sempre sob Seus cuidados.
Perguntar de onde vem o medo seria como ver 2 + 2 = 7 escrito nalgum lugar e gastar toda uma tarde tentando descobrir de onde veio o 7. O 7 é simplesmente um erro e não tem nada a ver com o cálculo. O que fazer com ele? Apagá-lo e colocar a resposta certa. Da mesma maneira, o medo e a doença não fazem parte do cálculo, não fazem parte da Ciência de Deus e do homem. Não precisamos tentar descobrir de onde vieram; só precisamos saber de onde viemos, de Deus, da Mente divina, da única Mente, e não aceitar mais nada no pensamento. Então veremos a cura.
Em realidade, a saúde não consiste, absolutamente, de reações químicas ou de propriedades do físico. A saúde é uma qualidade espiritual, indestrutível, é parte integrante do homem criado à imagem de Deus. É a sanidade e a integridade natural do Ser divino e de Sua expressão. A saúde é o fato acerca de nosso ser harmonioso e permanente, sob o governo perfeito de Deus. A doença expressa o medo humano de que Deus não seja Tudo. Temos toda razão de nos regozijar por Deus realmente ser tudo e governar cada detalhe de nosso ser, aqui e agora. Podemos recusar-nos a sermos intimidados por sugestões amedrontadoras sobre nossa saúde ou a respeito de qualquer outra coisa. O homem está em segurança sob os cuidados de Deus e nós temos a capacidade de provar esse fato através da cura.


( by: Linda Jo Beckers-Extraído de O Arauto da Ciência Cristã – Maio 1997)

sábado, 2 de maio de 2009

Na lei divina não há superstição

É tarde da noite. Já faz horas que o sol se pôs no horizonte e não se vê mais nenhum sinal dele. A única luz é a elétrica. Contudo, será que alguém duvida que a luz do sol reaparecerá novamente no dia seguinte? Ainda que o dia seja chuvoso ou nublado, sabemos que o sol está por trás das nuvens, fornecendo luz e calor. Temos certeza disso porque conhecemos a lei universal do movimento dos astros, pela qual a terra gira em volta do sol e sobre si mesma. Confiamos nessa lei, apoiamo-nos nela para esperar a luz do dia.No entanto, houve povos antigos que temiam os eclipses de sol, pois achavam que o astro-rei estava sendo “engolido” por algum monstro. Houve povos que achavam que o sol devia despender muita energia para vencer as trevas todos os dias e, por isso, precisava ser “fortalecido” com o sangue de sacrifícios humanos. Hoje, nós entendemos que esses temores eram fruto da ignorância, aqueles povos não conheciam as leis da astronomia. Dizemos que eram apenas superstições.A palavra “superstição” vem do Latim susperstare que significa “estar apoiado ou firmado sobre”, e a palavra superstitionis designava a “observação escrupulosa de alguma prática que seja objeto de terror religioso”.Embora não sintamos nenhum medo dos eclipses de sol, porque nos apoiamos nas leis da astronomia, não é raro ouvirmos pessoas mencionarem todo tipo de superstições, antigas ou modernas: entrar com o pé direito, vestir-se de branco no Ano Novo, bater em madeira para afastar o azar, ter medo da sexta-feira 13 ou do mau-olhado, crer que determinados sonhos sejam maus presságios, etc. A lista pode variar de um país para outro, ou mesmo de pessoa a pessoa. Muitas vezes, o que “dá azar” para um, “dá sorte” a outro. Há pessoas que criam suas superstições particulares com base em associação de idéias: usar uma determinada roupa que “deu sorte” em outra ocasião, colocar junto ao corpo determinado símbolo religioso, e assim por diante. O denominador comum de todas essas “práticas escrupulosamente observadas” é o medo. Medo de fazer ou medo de não fazer determinada coisa; medo do que vai ou não vai acontecer. Sobre o que as pessoas “se apoiam ou se firmam” para sentir esse medo e procurar esconjurá-lo?A Christian Science nos ensina a começar todo raciocínio com Deus, Ele é onipotente, ou seja, tem todo o poder e não resta nenhum poder para o que quer que seja diferente dEle. Deus, o Amor, instituiu leis espirituais que garantem o bem para todas as Suas criaturas. Leis fixas e inabaláveis que produzem continuamente a harmonia, tão certamente como o sol nasce a cada manhã. Essas leis produzem e garantem a harmonia simplesmente porque Deus é perfeito, Ele é o perfeito Amor. São leis universais que abrangem a todos, assim como a luz do sol é para todos.Em Ciência e Saúde, Mary Baker Eddy diz: “A compreensão, por pouca que seja, do Todo-poder divino, destrói o medo e firma os pés na verdadeira vereda—a vereda que conduz à ‘casa não feita por mãos, eterna, nos céus’ ” (p. 454). Mais adiante, no mesmo livro, ela define o reino dos céus como “O reinado da harmonia na Ciência divina; o reino da Mente infalível, eterna e onipotente...” (p. 590). Portanto, para destruirmos o medo e chegarmos a esse reinado da harmonia, precisamos compreender, ainda que em pequeno grau, que Deus, o Pai infinito, tem todo o poder. Ele é o único Legislador, isto é, as únicas leis que regem nossa vida são as leis que Ele instituiu.Será que o Pai pode ter feito uma lei pela qual certos dias do ano seriam ruins? Dias em que o bem, o próprio Deus, estaria ausente ou impotente? Acaso é possível que o Pai tenha determinado que Seus filhos deveriam se vestir de determinada cor para obter Seu amor? Ou será que o Espírito supremo e único pode ter dotado algum objeto material do poder de atrair as bênçãos que, em realidade, o Pai está sempre dando a todos os Seus filhos? Seria uma lei inteligente determinar que o filho de Deus que não possuísse tal objeto ficaria excluído de Suas bênçãos?Quando dizemos: “Fulano teve sorte”, estamos dizendo: “Deus tem filhos favoritos, o bem não é para todos.” Quando pensamos: “Que azar!” estamos em realidade afirmando: “Deus não esteve presente nesse momento.” Ambos os casos estão fundamentados em mentiras a respeito de Deus.Sempre que nos apoiamos em leis que Deus não instituiu, estamos sendo supersticiosos. Podemos nos perguntar: “Que lei é essa em que acredito? Pode uma lei assim ser o produto da Mente inteligente que cria e governa o universo?” Se começamos nosso raciocínio com tudo o que sabemos sobre Deus, temos uma peneira adequada para eliminar todo tipo de superstição. Dessa maneira, estaremos nos protegendo também das superstições de outras pessoas, pois invocamos as leis divinas que protegem a todos.Temos tudo a ganhar quando cultivamos nosso conhecimento de Deus, nosso Pai-Mãe. Conhecendo-O bem, reconhecemos quais leis são verdadeiras e quais são falsas. Como diz a Sra. Eddy no livro Ciência e Saúde: “É nossa ignorância acerca de Deus, o Princípio divino, que produz aparente desarmonia, e compreendê-Lo corretamente restabelece a harmonia” (p. 390).Esta afirmação do profeta Isaías é definitiva a esse respeito: “Porque o Senhor é o nosso juiz, o Senhor é o nosso legislador, o Senhor é o nosso Rei; ele nos salvará” (33:22). Ao reconhecer que Deus é o único legislador, livramo-nos do temor e da influência da superstição. Assim usufruímos da segurança que Deus dá a cada um de Seus filhos.

Alessandra Colombini é Praticista, Conferencista e Professora de Christian Science. Vive em São Paulo, SP.