quarta-feira, 6 de maio de 2009

COMO É QUE A ORAÇÃO CURA PROBLEMAS DE SAÚDE?

Uma amiga e eu tínhamos saído para jantar, certa noite, e após uma refeição agradável, estávamos indo para o próximo compromisso. Havíamos feito alguns quilômetros de estrada, quando pedi à minha amiga que parasse o carro, pois eu estava com tantas dores que os solavancos do carro estavam se tornando insuportáveis. Aparentemente, eu havia comido alguma coisa estragada no jantar. Encontramos um lugar sossegado onde parar por alguns minutos.
Um exemplar de Ciência e Saúde, da Sra. Eddy, estava ao meu alcance. Abri-o na pergunta: “O que é a Mente?” A resposta começa simplesmente:“A Mente é Deus.” E continua: “O exterminador do erro é a grande verdade de que Deus, o bem, é a Mente única e que o suposto contrário da Mente infinita – chamado diabo, ou o mal – não é a Mente, não é a Verdade, mas é o erro sem inteligência nem realidade.” Rejeitei a sugestão de que esse mal tivesse inteligência ou realidade.
Neguei o pensamento de que um corpo material pudesse ter autoridade em questões de saúde ou que a criação de Deus pudesse estar sujeita à dor, à inteligência ou à ignorância. Regozijei-me por saber que toda a criação, como produto do Espírito divino, é, em realidade, espiritual e governada por um Deus amoroso. Compreendi que, exatamente naquele momento e naquele local, minha situação estava sob o inteiro controle de Deus e de nada mais. Nem o alimento nem o medo podem perturbar o governo de Deus! O reconhecimento desse fato me trouxe paz e, em menos tempo do que se leva para ler esta frase, toda dor havia passado. Esse foi o fim do problema. Minha amiga e eu prosseguimos com a nossa programação para aquela noite.
Como é que uma atividade mental, como a oração, pode curar doenças físicas? Destruindo, através do poder incontestável de Deus, o medo e outros elementos mentais que servem de base à doença. As disfunções corpóreas não têm outra opção a não ser ceder, quando nosso pensamento cede ao governo perfeito de Deus, à convicção sanadora da presença e do cuidado do Amor. Quando reconhecemos a Deus, o bem supremo, como a única fonte genuína de todo pensamento e de toda atividade, e damos lugar a essa verdade em nosso pensamento, nós, efetivamente, negamos, tornamos sem poder, o medo de que o mal possa ter poder em nossa vida. Quando o medo se dissipa, o corpo responde de maneira que parece milagrosa para aqueles que não estão familiarizados com a cura cristã; Mas a cura é o resultado perfeitamente natural da lei de Deus, compreendida e obedecida.
No capítulo de Ciência e Saúde, “A Prática da Ciência Cristã”, há uma parte intitulada “ELUCIDAÇÃO DO TRATAMENTO MENTAL”. No parágrafo que dá início a essa questão, lemos: “A prática científica cristã começa com a nota tônica da harmonia apresentada por Cristo: “Não temais!” E mais adiante, diz: “Começa sempre teu tratamento acalmando o medo dos pacientes. Assegura-lhes, silenciosamente, estarem isentos de moléstia e de perigo. Observa o resultado dessa regra simples da Ciência Cristã e notarás que ela atenua os sintomas de toda moléstia.”
O medo sugere que sejamos algo menos que a própria imagem e semelhança de Deus. Também sugere que algo diferente da Mente divina nos governe. O medo sempre está em contradição com a vontade de Deus, mas nós temos sempre a capacidade de raciocinar e agir de acordo com Ele. Compreender a bondade e a supremacia absoluta de Deus nos dá uma base segura para reconhecer e rejeitar o pensamento amedrontado. Como diz a Bíblia: “Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.”
Como podemos combater o medo? Por que é que estamos sempre em segurança sob os cuidados de Deus? Já que Deus é o único Criador, a única Mente, não há nenhum elemento da criação que esteja fora de Seu controle, capaz de causar o mal. Como Deus é onipotente, não há perigo de que a vontade de Deus seja frustrada por algum mal, da espécie que for. Sendo Deus onisciente, não há aspecto, nem recanto da criação que possa se esquivar ao Seu governo perfeito. À medida que nos apegamos a tais fatos absolutos, neles insistimos, e expressamos a pureza e a integridade que caracterizam a natureza divina, e portanto nosso próprio verdadeiro ser como semelhança de Deus, começamos a encontrar o segredo da saúde e da felicidade. Aqui e agora começamos a ter vislumbres da onipresença do reino de Deus! Mais do que simples pensamento positivo, essa é a compreensão espiritual que demonstra a lei de Deus em ação.
No meu próprio caso de intoxicação alimentar, foi preciso reconhecer que a aparente negligência por parte dos funcionários do restaurante não era um fator atuante em minha saúde, pois só Deus é que mantém o homem. Precisei enfrentar o medo, a sugestão errônea de que eu era um ser material sujeito a dano, e tive de destruir esse medo por meio da compreensão de que o homem é, de fato, espiritual, a imagem e semelhança de Deus e está sempre sob Seus cuidados.
Perguntar de onde vem o medo seria como ver 2 + 2 = 7 escrito nalgum lugar e gastar toda uma tarde tentando descobrir de onde veio o 7. O 7 é simplesmente um erro e não tem nada a ver com o cálculo. O que fazer com ele? Apagá-lo e colocar a resposta certa. Da mesma maneira, o medo e a doença não fazem parte do cálculo, não fazem parte da Ciência de Deus e do homem. Não precisamos tentar descobrir de onde vieram; só precisamos saber de onde viemos, de Deus, da Mente divina, da única Mente, e não aceitar mais nada no pensamento. Então veremos a cura.
Em realidade, a saúde não consiste, absolutamente, de reações químicas ou de propriedades do físico. A saúde é uma qualidade espiritual, indestrutível, é parte integrante do homem criado à imagem de Deus. É a sanidade e a integridade natural do Ser divino e de Sua expressão. A saúde é o fato acerca de nosso ser harmonioso e permanente, sob o governo perfeito de Deus. A doença expressa o medo humano de que Deus não seja Tudo. Temos toda razão de nos regozijar por Deus realmente ser tudo e governar cada detalhe de nosso ser, aqui e agora. Podemos recusar-nos a sermos intimidados por sugestões amedrontadoras sobre nossa saúde ou a respeito de qualquer outra coisa. O homem está em segurança sob os cuidados de Deus e nós temos a capacidade de provar esse fato através da cura.


( by: Linda Jo Beckers-Extraído de O Arauto da Ciência Cristã – Maio 1997)

Nenhum comentário:

Postar um comentário