sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Uma oração e um breve artigo em solidariedade à Angra dos Reis

01 de janeiro 2010
por Jackson Guterres

"A natureza proclama a lei natural, espiritual, e o Amor divino, mas a crença humana interpreta mal a natureza.
As regiões árticas, os trópicos ensolarados, as montanhas gigantescas, os ventos alados, os vagalhões poderosos, os vales verdejantes, as flores festivas e os céus gloriosos - todos indicam a Mente, a inteligência espiritual que refletem. Os apóstolos florais são hieróglifos da Divindade. Os sóis e os planetas ensinam lições sublimes.
As estrelas embelezam a noite, e a pequenina folha vira-se naturalmente para a luz."
(CIÊNCIA E SAÚDE COM A CHAVE DAS ESCRITURAS, p. 240 - De autoria de MARY BAKER EDDY)

Num momento como este do deslizamento ocorrido na cidade de Angra dos Reis, município do Rio de Janeiro, Brasil, não há o que se possa dizer no sentido de apoio e conforto a não ser a atitude silente de oração que eleva o pensamento a Deus, o Amor divino, e reconhece que sua onipresença, onipotência e onisciência, é a única força, energia, consolo que está em plena atividade com cada pessoa e familiares. Só o Amor divino em Sua constante presença é capaz de tomar conta de tudo e de todos, envolver a todos com sua totalidade absoluta que diz: "Haja Luz, e houve luz!" e que corrobora as palavras do mestre Jesus quando disse: "eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" que aponta também para o conceito abençoado de "Emanuel - ou Deus conosco."
Não há espaço nem tempo para condenação, análises sensacionalistas e a espetacularização promovida pela imprensa, é hora apenas de orar e reconhecer que Deus é a única Vida! Minha, sua e de cada uma das ideias divinas, incluindo cada um dos familiares e das pessoas que sofreram as conseqüências fatais de cataclismas da natureza.
Deus, a única Vida e o eterno bem, não incluem em Seu reino e na Sua criação: cataclismas, catástofres, deslizamentos, enchentes, terremotos, soterramentos, avalanches, desmoronamentos, tsunamis ou o que pretenda atribuir, maldosamente, tais fenômenos desnaturais à criação divina - sempre perfeita, harmoniosa, perene, bela e inofensiva. A natureza mantem suas características independente da ação humana exploratória e predatória. Ela nos ensina lições simples que integram os compêndios acadêmicos na área da biodiversidade nos quais aprendemos que em encostas de morros típicos de nossa Serra do Mar, com terra fofa e em geral de cor preta, presente na maioria dos morros e encostas que abundam no entorno das cidades e em lugares considerados paradisíacos, são as mais instáveis e imprórias ao estabelecimento de residências e moradas em seu entorno. A ocupação deste locais pela urbanização ou exploração turística precisa estar atrelada a uma pesquisa séria e de alto nível de comprometimento com a responsabilidade ambiental e humana bem como na questão da sustentabilidade e equilíbrio natural. Tal fato é corroborado no seguinte texto bíblico, quando o profeta Elias abrigou-se em uma caverna para fugir da adversidade que estava enfrentado:
"Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o Senhor. Eis que passava o Senhor; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas, diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto; depois do terremoto, um fogo, mas o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave." 1Reis 19: 9-12
A característica deste solos negros e fofos das encostas é justamente sua instabilidade. Diante disto, a única providência seria reavaliar todas as ocupações humanas, seja para moradia ou exploração turística, para ver e saber à luz da geologia, da biologia e dos conhecimentos da Engenharia Civil, se tais moradas e instalações poderiam continuar estabelecidos ou deveriam ser interditados pelo imperativo da segurança à vida humana! Conceitualmente e idealmente isto não é difícil de ser realizado, mas sabemos o quanto poderia ser complicado convencer os empreendedores do turísmo sobre o potencial perigo de suas instalações, inda mais diante de condições naturais tão adversas como o de longos períodos de chuva - diante do imperativo do lucro e do retorno financeiro aos investimentos. O que tecnicamente é considerado o pior momento para uma encosta de terra fofa suportar é o incomensurável peso que a água acumulada pode representar. A água acaba acumulando, não só pelo efeito esponja, mas também pela pouca permeabilidade dos solos, que muitas vezes são substituídos por construções e cobertos por concreto armado e praticamente impermeável! Em solos argilosos, já está provado cientificamente que a impermeabilidade é uma das mais altas, o que tende a dificultar de forma natural a absorção da água da chuva. Todo este conhecimento humano e científico deveria ser suficiente para respaldar não só políticas ambientais mais efetivas, mas também políticas mais sábias e diligentes de ocupação dos lugares chamados de alto riscos ambientais, ecológicos e principalmente humanos!
Mas o momento agora exige apenas oração cristã que confia absolutamente que todo o bem é sempre possível para Deus! Consolo, conforto, paz, graça e uma presença divina que é o mais primordial neste momento delicado de comoção nacional. O Amor divino com sua presença universal e constante está junto com cada familiar nesta hora delicada e pronto para atender a toda emergência e necessidade humana. A força, o poder, a energia do Amor é o que move todos os esforços de resgate e as melhores técnicas para executá-las. Esta mesma presença e poder divinos mantem-se ao lado de cada familiar, nos hospitais e com todo os "anjos" voluntários - ou seja todos aqueles que se oferecem para ajudar impelidos por uma força e um amor que só podem ser divinos!
Esta presença e poder divinos está também na unidade espiritual, a união que existe entre Deus e todos os Seus filhos - suas ideias espirituais. Tal unidade espiritual existe mesmo antes do nascimento de cada ideia - sua chegada no mundo - bem como existe para toda a eternidade. Nada pode separar, interromper ou quebrar esta unidade espiritual, que foi traduzida por Jesus nesta frase: "Eu e o Pai somos um". Para o eterno Criador e Suas ideias espirituais não há morte e sim só a vida, continuidade, eternidade e imortalidade. Este é um dos pontos bem interessantes que a Ciência Cristã explica sobre a vida espiritual de cada um de nós, e eles podem ser aprendidos, compreendidos e desenvolvido pela leitura e estudo do livro: CIÊNCIA E SAÚDE COM A CHAVE DAS ESCRITURAS, de autoria de Mary Baker Eddy.
A Ciência Cristã nos ensina que Deus é Vida eterna! E cada um dos Seus filhos amados, como Sua ideia, reflete esta eternidade. Este conceito embora absoluto e transcendente é o melhor Consolo nesta hora. Pois assim como Jesus demonstrou esta Vida em sua ressurreição e ascensão, assim também tal lei divina é possível e aplicável hoje em dia, em todas as circunstâncias. Quem garante o cumprimento desta lei é a ação do próprio Cristo, Redentor, que aprendemos na Ciência Cristã, que é a própria atividade divina em ação para curar, salvar, redimir e manter nossa confiança de que para Deus, a Vida divina todo o bem é sempre possível É como o Consolador prometido pelo Mestre Cristo Jesus e que ele profetizou que viria em tempo oportuno - o eterno e atemporal momento em que Deus, a Vida, revela-se a si mesmo - o que na Ciência Cristã é chamado de Ciência divina!
A presença do Amor divino está também na solidariedade que é demonstrada pelo povo brasileiro no envio de gêneros de primeira necessidade. Tudo o que ainda precisa ser feito, seja os trabalhos de busca e resgate, bem como a alocação de novas moradias para as famílias que perderam todos os seus pertences, estão recebendo a força, energia e fluxo do Amor divino que em seu amplexo a todos beneficia, sem exceção ou exclusão!
Cada filho de Deus, cada uma de Suas ideias, é a expressão desta Vida única, para a qual não há morte. São conceitos cristãos e espirituais comprovados pelo Mestre Cristo Jesus. Assim podemos orar no sentido de saber e compreender que uma ideia de Deus, tal como o raio de sol que não pode ser separado do Sol, não pode nunca separar-se de Deus, nem mesmo pelo que os nossos sentidos humanos chamam de morte. Tal fato espiritual e divino é corroborado neste clássico bíblico do Apóstolo Paulo:

"... quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor."
(Epístola aos Romanos, capítulo 8.)

"O Amor divino sempre satisfez e sempre satisfará a toda a necessidade humana." * (Sra. Eddy)

"A extrema necessidade do homem é a oportunidade para Deus." * (Sra. Eddy)

"... o Princípio divino está a altura de qualquer emergência, oferecendo plena salvação do pecado, da doença e da morte." * (Sra. Eddy)

"A vida e o ser são de Deus." * (Sra. Eddy)

2 comentários:

  1. nem preciso falar sobre o nome do seu blog!
    gostei muito! fala tudo! parabéns!

    passei aqui um pouquinho...
    gostei do post!

    Luz e Paz

    atualizei!
    http://geniusvirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ola.
    Chegando pra conhecer aqui.
    Vou ler com calma, depois volto pra comentar.
    Se gostar de poesia, meu blog esta a disposição.
    Bjins entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir