terça-feira, 6 de outubro de 2009

Inteligência divina – disponível a todos

Patrícia Fernandez Nunes Dörr de Senne

Lembro-me de que, quando estava na sétima série, tive muito medo de enfrentar o ano escolar seguinte. Minha prima, que estava uma série na minha frente, contava-me das dificuldades em determinadas matérias e dizia que eu, certamente, também as enfrentaria. De certa forma, acabei interiorizando o medo e criando um bloqueio em mim mesma na hora de estudar.

Foi nessa época que decidi colocar em prática os ensinamentos da Ciência Cristã, aprendidos na Escola Dominical e no estudo diário da Lição Bíblica Semanal.

Encontrei alento na Lição Bíblica, que consta do Livrete Trimestral da Ciência Cristã, porque entendi que eu posso sempre expressar inteligência e dominar o conhecimento de determinada matéria. Deus é onisciente e nós somos o reflexo de Sua onisciência. Portanto, passar para a próxima série significaria progresso natural, o aprendizado seria normal, sem obstáculos, e minhas notas não seriam prejudicadas.

Quando comecei a pensar dessa forma, a vencer o medo, e a confiar mais em Deus e nas habilidades que Ele me dera, logo percebi evolução nos estudos. Minhas notas melhoraram muito, e a série seguinte se tornou a mais fácil; obtive as melhores notas da classe. Percebi que, a partir dali, não mais teria obstáculos nos estudos.

Essa experiência me acompanhou durante toda a vida acadêmica e me deu sabedoria para lidar com situações mais complexas, como a animosidade de certos professores na universidade. Na época, consegui superar o problema por compreender que cada um deles era o reflexo de Deus e todos podiam transmitir o conhecimento sem excluir ou favorecer ninguém. Pensar dessa forma me ajudou a superar essas questões e a prosseguir meu curso de Direito de forma sábia.

Constatei que as leis humanas contêm falhas e, por isso, precisamos sempre nos voltar às leis divinas, que são infalíveis. Deus é onipotente e onipresente. Essas são leis espirituais básicas que realmente nos ajudam a transpor os obstáculos das leis humanas.

Mary Baker Eddy define a Ciência Cristã como “leis divinas da Vida, da Verdade e do Amor” (ver Ciência e Saúde, p. 107), e essas são leis universais. É interessante notar como, à medida que entendemos melhor essas leis divinas, que regem todo o universo, conseguimos interpretar melhor a lei humana, e saber como aplicá-la no dia a dia para resolver algum problema. Confiar em Deus e seguir a inspiração divina tira de mim a carga da preocupação, pois reconheço que Ele está presente e governa tudo em harmonia.

Gosto deste trecho de Ciência e Saúde: “Deus dotou o homem com direitos inalienáveis, entre os quais estão o governo de si mesmo, a razão e a consciência” (p. 106). Podemos exercer nosso direito nato de expressar perfeição, de viver bem e de sermos felizes.

Manter firme esse pensamento me ajudou muito nos anos da faculdade. Eu estudava com afinco e no período de provas ia confiante de que somente Deus controlava a situação e de que minha função era ser uma transparência para o conhecimento divino. Como resultado, sempre tirava notas muito boas.

Eu procurava sempre explicar para meus colegas que todos podiam manifestar a mesma tranquilidade e obter boas notas, pois todos expressamos a inteligência divina e somos capazes de demonstrar isso.

Certo dia, uma amiga que estava prestes a se formar, contou-me que estava muito nervosa com a apresentação de sua monografia de conclusão de curso. Acalmei-a dizendo que ela teria o domínio sobre o assunto porque havia se preparado adequadamente. Além disso, Deus, como a Mente que tudo sabe, lhe daria todas as ideias necessárias para se conduzir eloquentemente diante da banca examinadora.

Contudo, à noite ela me ligou para me contar que havia trocado de orientador e ficou sabendo que a banca examinadora incluiria seu antigo orientador, que poderia estar ressentido e praticar alguma retaliação.

Procurei tranquilizá-la, dizendo-lhe que essa pessoa estaria lá para avaliar o trabalho acadêmico realizado, independentemente do fato de ela ser ou não orientanda dele. Assegurei-lhe também que expressaria o conhecimento divino e estaria acompanhada de um Pai amoroso que provê apenas carinho, amparo e proteção. Dessa forma, como filhos de Deus, todas as pessoas presentes refletiriam o Amor e estariam ali não para prejudicá-la, mas para ajudar. Esses pensamentos a tranquilizaram.

À noite, orei e no dia seguinte, na igreja de Ciência Cristã que frequento, comentei o assunto com uma professora da Escola Dominical. Imediatamente, essa professora me garantiu que manter a confiança em Deus e em Seu poder presente e atuante é a maneira pela qual podemos demonstrar as leis divinas de harmonia. Aquela conversa me deu ainda mais força para apoiar minha amiga pela oração.

Duas horas após a apresentação da monografia, ela me ligou para contar que havia tirado dez no trabalho de conclusão.

Fiquei muito feliz pelo seu sucesso, porque percebi que ela aplicou as ideias da Ciência Cristã sobre as quais havíamos conversado, e ela sentiu-se confiante durante a apresentação.

É muito bom comprovar que o bem é universal e beneficia toda a humanidade, pois Deus, como Pai-Mãe todo amoroso, provê apenas o melhor para todos.

Patrícia mora em Sapucaia do Sul, RS

Um comentário:

  1. ... ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazon
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesia ...


    AFECTUOSAMENTE
    A CRENCA E MUTAVEL




    jose
    ramon...

    ResponderExcluir