segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Como pode ser curada a falta de empregos para os jovens?

Há alguns anos, fiquei surpreso com o desânimo de meu filho Sascha, quando ele me procurou muito triste, dizendo, em forma de desabafo, o quão terrível e injusto era o mundo. Ele explicou que no semestre anterior havia enviado muitos currículos para várias empresas, mas que algumas delas responderam negativamente e outras não deram nenhuma resposta. Contou-me também que não tinha nenhum conhecido que trabalhasse nas empresas de sua preferência e que pudesse ajudá-lo.
 
Em um primeiro momento, passou-me pela mente o desejo de dizer a ele: “Se você tivesse estudado mais e se esforçado mais, você não estaria vivenciando esse problema”. No entanto, primeiramente o consolei, mas, ao mesmo tempo, minha mente estava repleta de preocupações sobre suas perspectivas futuras. Como em um desses clipes de notícias de poucos segundos de duração, pensamentos negativos sobre desemprego, drogas e crises financeiras me vieram à consciência da forma como são frequentemente apresentados na mídia; um cenário assustador de desemprego juvenil confirmado por estatísticas.

Esses pensamentos negativos estão relacionados à carência e ao medo. É como a serpente ou o Satanás do Apocalipse na Bíblia, tentando a mim e ao meu filho para que concordássemos com esse estado lamentável de perspectivas para o futuro. É o exato oposto da verdadeira conscientização a respeito de Deus, que é a Vida, a Verdade e o Amor. Percebi que devia mudar meu pensamento limitado, por meio de um renascimento espiritual.

Na busca de inspiração para esse propósito, ocorreu-me que na Mente divina a oferta e a procura estão sempre em equilíbrio e que meu filho, que reflete todas as qualidades de Deus, não poderia ser excluído da Mente divina, porque Deus, o bem, está sempre presente aqui, agora mesmo. Na Bíblia, no livro de Josué, lemos: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Josué 1:9). Mary Baker Eddy oferece um bom conselho para essa situação em Ciência e Saúde: “...apega-te firmemente a Deus… Não permitas que coisa alguma, a não ser Sua semelhança, permaneça no teu pensamento” (p. 495). Lembrei-me também de algumas ideias de um artigo que lera, e que diziam, em essência, que o lugar que procuramos nos procura também e que o Princípio divino sempre reúne a oferta com a procura, abençoando a todos os envolvidos.
 
Com esses pensamentos inspirados, encorajadores e cheios de expectativa, minha consciência, que estava ansiosa, limitada e crítica, transformou-se. Compreendi que, quando procuramos um emprego, podemos orar para saber que nosso lugar, determinado por Deus, está também ativamente nos procurando, porque ele necessita de nós. Não que sejamos incapazes de encontrar nosso próprio nicho, mas, ao contrário, esse nicho precisa de nós, a fim de ser preenchido e suprido com as qualidades e a expressão de Deus que cada um de nós manifesta. O plano divino do Amor inclui o lugar correto para cada uma de suas ideias. Na verdade, cada uma expressa suas capacidades individuais, dadas por Deus, para serem utilizadas no plano infinito do Amor. Podemos pensar nesse plano como se fosse um enorme mosaico, no qual cada peça tem uma missão e preenche seu espaço na posição correta no plano, no qual não há distinção entre peça pequena ou grande. A peça menor é tão importante para o mosaico quanto a maior.
 
Ficou muito claro para mim, que Deus provê trabalho e emprego suficientes para todos os Seus filhos. A Mente provê um bom lugar para cada ideia e essa realidade espiritual nos orienta a dar os passos corretos.
 
Também ficou claro para mim que a abundância de Deus não permite nenhum tipo de carência. Lembrei-me do meu salmo favorito, o Salmo 23, conforme Mary Baker Eddy o interpretou em Ciência e Saúde: [O AMOR DIVINO] é o meu pastor: nada me faltará” (p. 578), como também de suas palavras: “O Amor divino sempre satisfez e sempre satisfará a toda necessidade humana” (Ibidem, p. 494).

A fim de descobrir e cumprir nossa verdadeira missão no plano do Amor, nossa própria atitude espiritual é muito importante. Todas as ideias do Princípio trabalham juntas como um harmonioso todo, em que não existe nenhuma parcialidade ou favoritismo, e tudo coopera para o bem comum.
Esses pensamentos me ocuparam durante umas duas semanas. Depois de ponderá-los, em oração, consegui explicar a meu filho, de uma forma que ele pudesse compreender, algo sobre as leis divinas a respeito da oferta e da procura. Meu filho ficou um tanto surpreso e com os olhos arregalados, cheios de perguntas. Entretanto, ele esperou com um pouco de ceticismo, para ver o que iria acontecer em seguida. Muita coisa de fato aconteceu!

Após um curto período de tempo, ele pôde escolher o emprego que mais se adequava a ele, entre três ofertas muito boas. Uma vez que o emprego era em Berlim, ele teve de se mudar de Munique. Entretanto, ficou claro para mim que nem lugar nem tempo desempenham qualquer papel para Deus, e eu sabia, bem no fundo do coração, que meu filho sempre estaria na presença dEle. A lei perfeita de abundância se cumpriu. Além disso, ele ficou muito feliz por conseguir coordenar seu hobby de música moderna com suas atividades no emprego.
 
Volker Mennel é Praticista e Professor de Ciência Cristã em Munique, Alemanha.





3 comentários:

  1. olá professor. Voltarei para ler com atenção seu trabalho. Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  2. Olá querida, fique à vontade pra visitar esse espaço. O propósito é guiar-nos ao conhecimento do amor de Deus sempre presente, Paz e Vida!!

    ResponderExcluir
  3. Professor estou a ler o seu blog.Muitissimo interessante.Quero voltar aqui. Mas, estou lhe convidando a visitar o meu blog, e se possivel seguirnos juntos por eles. estarei lá esperando por vc.
    Abrass
    www.josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir