sábado, 28 de novembro de 2009

Maravilhoso!

Marilyn Jones

Imaginemos a comemoração de um aniversário com dois bilhões de pessoas. Falo sério, dois bilhões de pessoas. Isso porque neste 25 de dezembro, cerca de dois bilhões de pessoas em todo o mundo celebrarão o nascimento de Jesus de Nazaré, com festas, presentes, cerimônias, eventos e, até mesmo, com momentos de quietude e reflexão, tudo para registrar um nascimento que ocorreu há mais de 2000 anos. Extraordinário! De fato, talvez possamos descrever tudo o que se refere a Jesus como surpreendente, assombroso, magnífico e, claro, maravilhoso.
Para começar, que tal o fato de o profeta Isaías ter profetizado de forma correta esse notável nascimento, cerca de 700 anos antes que ele acontecesse? Na época em que Isaías vivia, por volta de 650 A.C, Israel sofria invasões e guerras terríveis. Contudo, Isaías via um brilhante futuro à frente. Ele prometeu que, quando o povo se afastasse do espiritualismo e parasse de tentar se comunicar com os mortos, a luz despontaria em Israel, e que “não haveria mais trevas para aqueles que estavam em aflição” (Isaías 9:1, New International Version [Nova Versão Internacional da Bíblia]).
Isaías, membro da aristocracia de Israel e muito respeitado na comunidade, também profetizou a vinda de um governante que destruiria a opressão e as injustiças sofridas pelo povo. Um novo tipo de governo seria estabelecido e um filho real viria para salvar a humanidade do desespero e da angústia: “Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de ‘Conselheiro Maravilhoso’, ‘Deus Poderoso’, ‘Pai Eterno’, ‘Príncipe da Paz’. Ele será descendente do rei Davi; o seu poder como rei crescerá, e haverá paz em todo o seu reino. As bases do seu governo serão a justiça e o direito, desde o começo e para sempre. No seu grande amor, o Senhor Todo-Poderoso fará com que tudo isso aconteça” (Isaías 9:6, 7).
Isaías deu ao Messias cinco nomes: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz
Podemos imaginar a agitação que a profecia de Isaías deve ter causado! Um salvador para toda a humanidade? Um soberano que governaria de modo justo, que estabeleceria um reinado sempre crescente e asseguraria paz sem fim? Essa esplêndida promessa deve ter acendido a esperança e o regozijo nos corações de todos os que ouviram as palavras de Isaías, a saber, que um salvador viria de Deus para trazer segurança, justiça e salvação eterna, não somente para Israel, mas para o mundo todo!
Para que ninguém pense que Isaías talvez não tivesse entendido direito os fatos de sua profecia, ele deu detalhes específicos. Ele disse ao povo que o Messias viria da linhagem real do Rei Davi. Conforme a versão King James da Bíblia, ele deu ao Messias cinco nomes: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
Devemos observar que muitas versões modernas da Bíblia omitem a vírgula entre Maravilhoso e Conselheiro e, em vez disso, traduzem o primeiro desses nomes como Maravilhoso Conselheiro. De qualquer forma, cada uma dessas designações dadas ao Salvador excede em muito os títulos comuns que herdeiros reais normalmente recebem. No sentido dado pela versão King James, certamente podemos compreender o significado de reconhecer o Messias como Maravilhoso.
Como tudo na vida de Jesus, seu nascimento começa com acontecimentos verdadeiramente extraordinários
Mas será que essa palavra nos ajuda hoje a alcançar plenamente a magnitude assombrosa e inspiradora da vida de Jesus na terra, uma vez que, atualmente, a palavra maravilhoso perdeu muito poder devido ao seu uso excessivo? Por exemplo, exclamamos que sorvetes, filmes e sapatos bonitos são maravilhosos! Ainda assim, o significado dessa palavra: “capaz de provocar admiração; surpreendente; extraordinariamente bom ou grandioso”, juntamente com alguns de seus sinônimos, tais como: prodigioso, formidável, miraculoso, surpreendente, estupendo, fenomenal e incomparável nos ajudam a apreciar mais profundamente a alegria e a antecipação, a exuberância e o poder do profetizado Messias.
Ele será MARAVILHOSO! Ele nos encherá de admiração, fará com que nos maravilhemos, ele nos inspirará com sua estupenda e extraordinária vida! Sua missão mudará o mundo, trará luz, constância e glórias inconcebíveis para libertar a humanidade da desolação e das trevas. Reinará com fidelidade e justiça, pois trará salvação! Aleluia!
À medida que avançamos sete séculos desde a profecia de Isaías, talvez possamos imaginar como o mundo ouvirá as boas novas sobre o nascimento do Messias. Como esse anúncio convencerá as pessoas de que Jesus de Nazaré realmente é a prometida “dádiva de Deus” da profecia de Isaías? Ora, como tudo o mais na vida de Jesus, seu nascimento começa com acontecimentos verdadeiramente extraordinários.
Anjos anunciaram o nascimento do sagrado menino aos pastores que cuidavam de seus rebanhosSabemos pelos Evangelhos de Mateus e Lucas que, quando o menino Jesus nasceu em Belém, nenhum edital saiu de um rico palácio, nenhum mensageiro foi de cidade em cidade para anunciar o nascimento de um herdeiro real. Ao contrário, arautos especiais que inspiraram mais admiração do que nunca antes na história, anunciaram o evento surpreendente. Anjos, pensamentos que são mensagens do Criador do universo, anunciaram o nascimento do sagrado menino aos pastores que cuidavam de seus rebanhos.
Os Evangelhos também falam de três “homens sábios”, também conhecidos como Reis Magos (ver Mateus 2:1, 2), que viajaram de muito longe para saudar o recém-nascido Príncipe da Paz. Esses devotos sábios, ou, de acordo com outros relatos, esses três reis seguiram uma estrela, dia e noite, até o lugar onde nasceu Jesus para honrar e adorar o tão esperado Messias.
O que os inspirou? Não temos nenhum registro a respeito do que eles pensavam, de suas conversas, de suas orações. O que eles esperavam encontrar? O que eles esperavam aprender? Podemos supor que, uma vez que nenhum anúncio foi dado ao mundo, eles devem ter sido divinamente guiados enquanto procuravam pelo recém-nascido Jesus. Mary Baker Eddy explicou a jornada desses sábios sob uma perspectiva puramente espiritual.
A Vida eterna existe agora, tal como existiu antes do nascimento de Jesus, e existirá para sempre“O pastor vigilante avista os primeiros tênues clarões da aurora, antes de surgir a plena radiação do novo dia. Foi assim que a pálida estrela brilhou aos pastores-profetas; e assim atravessou a noite e chegou onde, na obscuridade do berço, estava o menino de Belém, o arauto humano do Cristo, a Verdade, que iria esclarecer à compreensão toldada o caminho da salvação por Cristo Jesus, até que, através da noite do erro, despontasse a aurora e brilhasse a estrela-guia do ser. Os Magos foram levados a ver e a seguir essa estrela-d’alva da Ciência divina, que ilumina o caminho da harmonia eterna” (Ciência e Saúde, p. vii).
Desde aquela época, os cristãos têm feito a mesma jornada, embora de forma metafórica, em busca das lições universais e transformadoras de vida oriundas do nascimento e da vida de Jesus, e para descobrir o reino dos céus, que se encontra dentro de nossos próprios corações, o governo do Amor divino que habita nossa própria consciência. A Vida eterna existe agora, tal como existiu antes do nascimento de Jesus, e existirá para sempre.
Hoje, quando nos volvemos às antigas Escrituras que prenunciam a vinda de Jesus e a santa natureza do espírito-Cristo que ele revelaria ao mundo, podemos ver claramente que os nomes dados a Jesus apontam para sua missão. Como nos assegura a profecia de Isaías, esse Príncipe da Paz, esse Maravilhoso Conselheiro, defenderá o seu povo e trará um reino duradouro de júbilo e harmonia ao mundo. Suas obras farão com que as pessoas em toda parte fiquem maravilhadas. Nenhum governante jamais se igualará à sua autoridade e influência.
Pessoas em toda parte continuam a descobrir a estupenda, maravilhosa e magnífica luz do Amor divinoNesta época de Natal, o nascimento e o ministério de Jesus ainda inspiram esperança e transformação nos corações de aproximadamente dois bilhões de pessoas ao redor do mundo. Será que alguém consegue calcular a essência e a amplitude da influência de Jesus ao longo dos últimos vinte séculos? Ninguém consegue porque a influência da obra de sua vida e de sua sagrada mensagem espiritual continua a curar e a transformar vidas por todo o globo.
A mensagem de Jesus a respeito da vida eterna e da irrealidade do pecado, da doença e da morte, de sua revelação do valor especial e da fidedignidade intrínsecos que cada indivíduo possui, e sua demonstração do amor inexaurível do nosso Progenitor divino por toda sua criação, continua a resgatar a humanidade da falta de esperança e da tristeza.
Pessoas em toda parte continuam a descobrir a surpreendente, maravilhosa e magnificente luz do Amor divino. O Amor que cobre a terra como “as águas cobrem o mar” (ver Isaías 11:9). Portanto, neste mês, quando os cristãos novamente se reúnem por todo o planeta para celebrar o santo nascimento, como têm feito durante os últimos vinte séculos, proclamaremos juntos: Aleluia! Aleluia! Porque seu nome será de fato Maravilhoso!


Marilyn Jones mora em Telluride, Colorado, EUA.

Um comentário: