quinta-feira, 26 de março de 2009

A Graça Divina

Quando estudamos a Verdade de que DEUS É TUDO COMO TUDO, alguns pensam ser o ensinamento profundo demais para ser vivido na prática, mas é justamente o contrário. Este conhecimento nos leva à vida sem esforço, à vida de "Adão no Paraíso". A vida pela Graça é a vida sem esforço, mas não de inatividade. Somos postos em ação participando harmonicamente em coexistência com o TODO, enquanto o "esforço" seria uma "participação pessoal" de cada um.
Há uma ilustração que fala da gota e o oceano. Enquanto a gota se considerar simples gota de água isolada, não poderá dizer "eu sou o oceano". Mas, tão logo se veja integrante e formadora do oceano como um todo, a frase "eu sou o oceano" será a verdade sobre ela. Sua atividade continuará a ser a da gota, mas coincidirá com a atividade do oceano. A atividade do oceano não poderá excluir a ação da gota, mas a participação ativa da gota será sem esforço isolado por ela empreendido. Se percebermos que este é o mecanismo que rege o Universo, viveremos a "vida pela Graça", participando individualmente do SUCESSO UNIVERSAL DIVINO; estaremos reconhecendo que, assim como a gota é o oceano, em Essência EU SOU DEUS!
Para facilitar nossa exposição, consideremos o Universo—Deus—como Corpo Infinito. Se o "corpo de Deus" é infinito, o que é válido para o TODO é obrigatoriamente válido para a "parte" (ponto focalizado do Todo). Se existe uma LEI DIVINA DE HARMONIA BEM-SUCEDIDA, ela vale para o TODO e também para cada um de NÓS. Se ela está sendo "obedecida" pelo TODO—na verdade, o Todo é a Lei em Si--, ela obrigatoriamente está sendo obedecida por cada um de nós. Há ensinamentos relativos que explicam as aparências visíveis de problemas, doenças, etc. como conseqüências do não-cumprimento das Leis divinas. Falam que "o homem tem livre-arbítrio", por desconhecerem que a Realidade Absoluta é onde Deus reina em unidade absoluta com o Homem , e por desconhecerem que o chamado "mundo visível" é somente um conceito que a mente humana cria sobre o Universo e sobre o Homem, por não ser capaz de discernir o que de fato existe e está manifestado. As idéias de pecado, imperfeição, bem-e-mal, causa-e-efeito, são os principais frutos ilusórios dessa forma equivocada de entender o Universo.
A obrigatoriedade no cumprimento da Lei divina não tem o sentido humano da palavra. Trata-se de um Princípio global de Auto-manutenção do Universo, que Se sustenta pela Onisciência, pela Sabedoria oniativa, pelo Amor de Deus. Até poderíamos substituir a noção de "lei divina" pela palavra ONIATIVIDADE. A percepção de que A ORDEM DIVINA UNIVERSAL é uma realidade que já existe "por trás da percepção da mente humana" pode excluir por completo a palavra "lei". Se a utilizamos, foi para ressaltar que jamais esta ORDEM chegou a ser afetada. Como o pecado, a doença, a carência, ou outro problema qualquer, implicam "desordem", podemos de antemão concluir que tais coisas jamais tiveram realidade. Sim, a mente humana registra tudo isso, mas, como dissemos, isso se deve à incapacidade dela para "discernir espiritualmente" as coisas.
O mundo corre atrás do sucesso, em suas mais diversas formas. Entretanto, sendo este Universo uma Realidade imutável que funciona além do alcance mental humano, podemos concluir que aquilo que humanamente é considerado "sucesso" é algo totalmente ilusório. Que significa ter sucesso? Quando percebemos que o Universo Se mantém pleno em constante HARMONIA e AUTO-SUPRIMENTO, notamos que O UNIVERSO É O SUCESSO ABSOLUTO. O mundo personaliza o sucesso, julgando que alguns são bem-sucedidos e que a maioria não o é. Como reinterpretaríamos esse cenário com a Visão divina, com a Mente divina? O Universo seria visto inteiro sendo bem-sucedido. Pela nossa identificação com Deus, integramo-nos conscientemente com Sua Oniatividade e percebemos que O SUCESSO DE DEUS É O SUCESSO INDIVIDUAL DE CADA UM DE NÓS. A Oniatividade é a garantia do sucesso universal permanente, que inclui a totalidade de nosso ser individual, assim como o oceano inclui as gotas de água que o constituem.
O mundo considera as atividades como independentes ou isoladas; julga que uma oração pode interferir especificamente em setores isolados, como se a Oniatividade perfeita ali pudesse estar ausente. Há pessoas que oram para passar no vestibular; outras para que se cure um problema qualquer de saúde, ou para que seu time de futebol saia vencedor. TUDO ISSO É ILUSÃO! Não há atividades verdadeiras isoladas! EXISTE A ONIATIVIDADE ABSOLUTA PERFEITA E PERMANENTE, ALÉM DESTA MIRAGEM CHAMADA "MUNDO HUMANO", E TAL ATIVIDADE É A ÚNICA QUE SE MANIFESTA COMO NOSSA VIDA, MENTE,CORPO E NEGÓCIOS. Se pararmos para bem perceber esta Verdade, estaremos conscientes de que SOMOS TODOS BEM-SUCEDIDOS, AQUI, AGORA E SEMPRE!
O SUCESSO UNIVERSAL É ALGO QUE JÁ ESTÁ ACONTECENDO! Este é o Princípio Absoluto que nos assegura uma serenidade eterna. Cada um deve com ele se identificar, reconhecendo: "EU JÁ SOU INTEGRALMENTE BEM-SUCEDIDO, POIS EU SOU O SUCESSO EM SI". Esta seria a identificação correta com a Realidade. O chamado "mundo exterior", visto pela mente humana, não deve ser visto como agente capaz de nos propiciar o sucesso. Políticos, governantes, familiares, são os integrantes de uma espécie de MIRAGEM. A miragem é mutável, enquanto o SUCESSO é imutável, por se constituir da própria SUBSTÂNCIA DIVINA que está manifestada como a nossa IDENTIDADE VERDADEIRA. Assim, a Oniatividade, que é o SUCESSO UNIVERSAL, é a ÚNICA PRESENÇA REAL. Estes princípios não são meras teorias, mas são verdades demonstráveis. Todo aquele que fizer com elas total identificação poderá testificar sua veracidade na vida prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário